domingo, 7 de setembro de 2008

Eta Carinae




Eta Carinae
é o nome do novo projeto do musico e produtor cultural Dirceu Melo, que participou ativamente do movimento mangue nos anos 90 como o fundador, cantor e guitarrista da banda Jorge Cabeleira e o dia em que seremos todos inúteis.

Com o fim da banda, o artista foi impelido a se renovar musicalmente. A Eta Carinae é o resultado dessa renovação. Junto aos parceiros Carlos Feitosa (programações de ritmos), Kennedy Costa (baixo), Sanzyo Rafael (bateria) e Sabrina Sabino (vocais e percussão), a banda aposta num perfeito casamento entre as batidas eletrônicas e o elemento orgânico, incluindo aí harmonias regionais (como o baião e o forró), rock, climas de Dub, levadas de samba e elementos percussivos. A proposta é de soar universal, mas com aquele toque de regionalidade, o que atualiza e valoriza para toda uma nova geração os nossos ritmos tradicionais, nordestinos e brasileiros.
A banda conseguiu em 2006, lançar seu disco de estréia, intitulado de: “MIRANDO A ESTRELA”, trabalho que foi amplamente elogiado em toda mídia especializada, pernambucana e nacional (segue em anexo clipping de imprensa), e que levou o grupo a excursionar pelo Brasil divulgando o disco com seu show e despontando como uma das grandes revelações da cena musical pernambucana e brasileira. A banda Eta Carinae conseguiu dar prosseguimento à ideologia do Manguebeat, pois busca representar o som contemporâneo que se faz em Pernambuco unindo elementos tradicionais regionais com o que vem sendo feito de mais moderno no mundo dentro da esfera da música eletrônica.
Com o excelente reconhecimento que teve com seu primeiro disco, o grupo realizou já 2 turnees pelo Brasil em 2006 e 2007 (passando por Salvador, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis) e começou a chamar atenção do mercado internacional, o europeu mais especificamente. O grupo articulou-se para a realização de sua primeira turnee internacional em 2007. A banda conseguiu realizar uma turnee que passou por 4 países(Inglaterra , Finlândia, Portugal e Espanha), 10 diferentes cidades, totalizando 17 shows e é sem dúvida uma das grandes apostas de sucesso no mercado internacional, onde já começou a conquistar fãs de vários países, que procuram o som da banda por ser algo diferenciado de tudo que já ouviram e por fazerem tão bem a ponte entre culturas musicais diferentes.

Para 2008 o grupo ainda pretende realizar sua segunda turnee pela Europa prevista para os meses de outubro e novembro.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial